Conversas Científicas – Educação e Exclusão (2/4)

Sobre o vídeo:

Eh vamos ficar um pouco aqui no Brasil com a sua eh dissertação depois iremos mais adiante mas começando ali né pelo início da dissertação cois assim eh como é que foi na prática né porque isso aí envolveu políticas de governo né política de estado política de governo envolveu iniciativas legislações e Organizações e tudo mais foi eh uma vamos dizer cruzada que psiquiat a educação num dado momento como é que foi na prática no Brasil nas suas vamos dizer origens históric já existam como é que foi essa prática de psiquiatrização da educação no Brasil como eh foi aí o movimento os expedientes e coisa assim certo tá então o que a gente pode verificar sim pode verificar na pesquisa é que o processo de psiquiatrização da Educação na realidade foi desdobramento do do processo de psiquiatrização geral do Brasil da sociedade né psiquiatrização na educação foi desdobramento disso e ele teve seu ponto de partida na real idade eh a partir da do processo de transição do Brasil Império pro Brasil República né até porque teve algumas coisas né nessa transição que deram essas condições de possibilidade né uma delas né até tu mencionaste que eh é no Brasil República que o direito eh e os deveres relativamente à criança vão ficar mais em poder do estado e é destituído o pátrio poder que era o que preponderava no Brasil Império o pári família né exatamente pári família que era o Imperador no domínio da família como o monarca absoluto era o absoluto no domínio do Estado né como sei lá o Imperador dizia o estado sou eu o pai de família dizia a família sou eu Quer dizer do portão para dentro o estado não entrava eh para garantir direitos a ninguém nem a mulher nem às crianças isso exatamente e e com o Brasil República exatamente essa situação é é ultrapassada porque quem vamos dizer assim vai dizer por último a respeito da condição da criança vai ser o estado certo e não é a família sim em caso de abuso o estado intervém protegendo a criança assim como protegendo a mulher exatamente Então mas isso colocou o que a necessidade de se formular políticas públicas a respeito eh exatamente dos direitos e deveres da criança né nesse nesse processo aí aí é que vai vir é o quê eh vai vir todo um um uma um movimento que é designado movendo movimento de higiene pública tá né que é um movimento que vai eh cuidar de eh atender todos os aspectos de saúde e doença no caso né Eh O saneamento básico das cidades eh como deve ser organizado as metrópoles Enfim tudo mais e dentro disso vai est inserido o movimento de higiene mental higi mental seria o que se cuidaria da saúde mental da das pessoas de modo geral e especificamente das Crianças então o problema de dificuldades de aprendizagem os problemas emocionais das crianças os problemas emocionais das mulheres Principalmente

Eh vamos ficar um pouco aqui no Brasil com a sua eh dissertação depois iremos mais adiante mas começando ali né pelo início da dissertação cois assim eh como é que foi na prática né porque isso aí envolveu políticas de governo né política de estado política de governo envolveu iniciativas legislações e Organizações e tudo mais foi eh uma vamos dizer cruzada que psiquiat a educação num dado momento como é que foi na prática no Brasil nas suas vamos dizer origens históric já existam como é que foi essa prática de psiquiatrização da educação no Brasil como eh foi aí o movimento os expedientes e coisa assim certo tá então o que a gente pode verificar sim pode verificar na pesquisa é que o processo de psiquiatrização da Educação na realidade foi desdobramento do do processo de psiquiatrização geral do Brasil da sociedade né psiquiatrização na educação foi desdobramento disso e ele teve seu ponto de partida na real idade eh a partir da do processo de transição do Brasil Império pro Brasil República né até porque teve algumas coisas né nessa transição que deram essas condições de possibilidade né uma delas né até tu mencionaste que eh é no Brasil República que o direito eh e os deveres relativamente à criança vão ficar mais em poder do estado e é destituído o pátrio poder que era o que preponderava no Brasil Império o pári família né exatamente pári família que era o Imperador no domínio da família como o monarca absoluto era o absoluto no domínio do Estado né como sei lá o Imperador dizia o estado sou eu o pai de família dizia a família sou eu Quer dizer do portão para dentro o estado não entrava eh para garantir direitos a ninguém nem a mulher nem às crianças isso exatamente e e com o Brasil República exatamente essa situação é é ultrapassada porque quem vamos dizer assim vai dizer por último a respeito da condição da criança vai ser o estado certo e não é a família sim em caso de abuso o estado intervém protegendo a criança assim como protegendo a mulher exatamente Então mas isso colocou o que a necessidade de se formular políticas públicas a respeito eh exatamente dos direitos e deveres da criança né nesse nesse processo aí aí é que vai vir é o quê eh vai vir todo um um uma um movimento que é designado movendo movimento de higiene pública tá né que é um movimento que vai eh cuidar de eh atender todos os aspectos de saúde e doença no caso né Eh O saneamento básico das cidades eh como deve ser organizado as metrópoles Enfim tudo mais e dentro disso vai est inserido o movimento de higiene mental higi mental seria o que se cuidaria da saúde mental da das pessoas de modo geral e especificamente das Crianças então o problema de dificuldades de aprendizagem os problemas emocionais das crianças os problemas emocionais das mulheres Principalmente as histéricas eh passaram a ser um problema de higiene exatamente junto com os outros problemas todos de higiene exatamente higienizar quer dizer limpar né higienizar quer dizer limpar e limpar para é prevenir prevenir no caso da higiene mental era prevenir do quê no caso em relação às crianças a higiene mental se tratava de prevenir eh de tornarem-se adultos eh bandidos adultos pervertidos adultos que fossem eh corruptos vamos dizer assim a uma sociedade Sadia certo né então é prevenir em termos de higiene mental e na direção do eugenismo né que é que tem a ver com a psiquiatria porque naquele contexto a gente vai ver que a psiquiatria é uma Psiquiatria eugenista e racista sim quem implantou a a a eugenismo no Brasil foi um psiquiatra e eh o movimento psiquiátrico é um movimento racista eh porque ele tem suas raízes no racismo a frenologia né né a craniometria do italiano césare Lombroso certo eh que eh se apropriou vamos dizer assim tomou o espaço para a psiquiatria o espaço da medicina legal italiana e com a substituição em França da escola do François e do ambras tard que eram era uma escola de medicina legal republicana que faz as Perícias Médicas eh garantindo os direitos de cidadania das mulheres das crianças atestando os abusos os maus tratos contra crianças e tal para que os responsáveis fossem punidos essa escola aí por volta dos anos de 1880 eh por reação dos saudosos do Antigo Regime com as facilitações de charp sua escola e tal fizeram entrar na França eh a medicina legal do César Lombroso que é baseada exatamente no racismo do gobin né que vem do tratado da inigual humana lá eh de 1953 a 56 né Então as raízes da psiquiatria Mentalista essa que é contestada e superada pela antipsiquiatria eh que se desenvolveu a partir dos anos 50 do século passado as raízes a metodologia todo o suporte teórico é expressamente racista já que eu falei no gobin eu tenho aqui buscado eh na internet está no livro eh o inimigo cordial do Brasil do rer 1988 mas pode ser buscado na internet do con gobin só para dar uma ideia eh do que eram as ideias do Conde gobin no seu tratado de inigual dade das raças humanas né E para dar uma ideia de como ele encarou entendeu e compreendeu o povo brasileiro o que ele disse do povo brasileiro e de todo o povo latino-americano acho que esse texto aqui que é eh básico para a psiquiatria no Brasil também né e para toda a mentalidade racista brasileira que não foi tão pouca coisa e que não é ainda tão pouca coisa né o Arturo de gobou um falso Conde que nunca foi Conde mas por conta dos serviços prestados à burguesia sendo de origem Plebeia se deu depois o título de conde e e foi né claro a teve O Silêncio dos Nobres aí porque acabou servindo prestando bons serviços a eles políticos né ele chega ao Brasil eh tá em 21 de julho de 1869 e ele escreve a sua a Marie Dragom eh o da na França ele escreve o seguinte a respeito do Brasil eu vou ler tá na internet podem ler muito mais lá mas eu vou ler aqui só porque acho que é importante a gente eh enfim circular isso o máximo possível então ele escreve Simbá o Marujo conseguindo chegar à margem do rio avistou montanhas cobertas de bosques compactos E no meio de um vale uma bela e grande cidade cujos monumentos lhe pareceram numerosos e imponentes ele se dirige até a cidade e qual não é sua surpresa quando percebe que a multidão de gente que de longe parecia povoar as ruas era Na verdade uma multidão de macacos havia grandes e pequenos novos e velhos mas todos eram macacos extremamente feios fazendo caretas atrozes e circulando de um lado para o outro uns apressados outros não todos lúgubres depois de muito andar a esmo de um lado para o outro Simbá chegou enfim ao alto de um bairro onde avistou um grande Palácio que julgou ser o rei deste povo e Entrando nos pátios onde os macacos que passeavam Nada fizeram para prendê-lo penetrou nos apartamentos e depois de atravessar várias Galerias teve uma agradável surpresa ao ouvir o som de uma voz humana e de fato dirigindo-se para o lado de onde vinha a voz entrou numa sala e viu Finalmente um homem e este Homem lia o alcorão de modo que não apenas encontrara um ser de sua espécie mas um ser com quem podia se entender aí ele escreve lá a sua dita madrinha Suponho madrinha que com a aguda inteligência que a distingue você adivinhou que Simbá estava no Brasil que os macacos eram os brasileiros e que o rei era o Imperador 1869 O Conde gobin o né doutrinador do racismo moderno eh escreve isso E a propósito do Brasil quando aqui chega eh para serviços diplomáticos está no livro O inimigo cordial do Brasil pode ser visto na internet ou nas livrarias o livro do heder e de 1988 a edição brasileira bom isso dá uma ideia né do racismo eh né jogado contra o povo brasileiro eh por razão da mestiçagem né o gobin eh considerava os mestiços uma raça em decadência em decadência quer dizer a mestiçagem levaria a humanidade a decadência então era era preciso impedir a mestiçagem para impedir a mestiçagem então vieram políticas de higiene pública que eh procuravam impedir eh casamentos de Nobres combus e coisas assim enfim que que procurava impedir a mestiçagem de eh eh se multiplicar a a todo custo porque isso era degradar a espécie humana e degradar o povo o gobino dizia que o Brasil não tinha futuro porque era um povo eh de mestiços essa eh ideologia racista do gobin eh evoluiu Foi ela que amparou o o o racismo alemão o nazismo que levou ao extermínio 6 milhões de judeus como todos sabemos ah em 21 de julho de 18 941 eh né Eh tinha a sociedade gobino na França exatamente para estudar toda essa posição racista ao Amparo disso surgiu a psicologia Mentalista Em 1880 que veio exatamente até o nazismo de it até final da eh da segunda guerra né e ao Amparo disso se estabeleceu a inclusão da higiene de raça na proposta de higiene pública então era daí que daí o eugenismo o limpar não só as cidades mas limpar também o sangue limpar para eh preservar a raça pura daí que e é na no movimento de higiene movimento de higiene mental é um é um movimento dentro do movimento Geral de higiene da sociedade né que era necessário né para organizar a saúde pública Sem dúvida mas se inclui aí o o o movimento de higiene mental eh tá que era higiene da raça então Eh separar eh eh diagnosticar e separar recolher isolar eh aqueles que eram eh já dados por determinismo cronológico do Lombroso eh como sendo os criminosos e tudo mais eh daí que vem por aí que vem a eh psiquiatria da Educação não é a psiquiatrização da Educação não é Lara Exatamente porque agora quando tu tavas falando sobre essa esse eugenismo e não não tem como distinguir ou separar eh a psiquiatrização da educação desse eugenismo porque na base dessa psiquiatria tá né esse racismo psiquiatra é racista e e né Para né na pesquisa quando eu fui verificar Então os mecanismos da psiquiatrização teve um elemento que foi fundamental que foi a liga brasileira da higiene mental que era exatamente um vamos dizer assim uma organização dos médicos psiquiatras na época para exatamente né o objetivo deles era eh criar mecanismos para eh usar eh meios para passar essas ideias esses ideais eugenistas né para prevenir por exemplo o risco da miscegenação que era um risco né eles falavam er havia o perigo do da degeneração da raça certo essa degeneração da raça viria porque tu irias misturar os brancos que seria né a raça né boa e os negros no caso eh viria também né a possibilidade de ter né os a degeneração porque Ah vai misturar aqueles que são eh mais alcoólicos mas sempre isso de algum modo vinculado a essa ideia de raça de situação social e tudo mais Mas então através da liga Eles vão eh buscar intervir na sociedade de modo geral E aí vai vir a questão da introdução da psiquiatria na escola ou na educação porque onde é que vai ter mais condição ou mais espaço para se intervir junto as crianças Claro na escola então nessa medida que então eles começam a estender né os braços deles até a escola que é onde você vai tentar intervir para que intervir dentro desse desses ideais porque uma coisa também que que a gente pode ver foi que a essa essa liga Brasileira de higiene mental segui os mesmos princípios da liga de higiene mental alemão alemão alemão exatamente que era a liga eh nazista né sei então nos seus preceitos né tinha preceitos como Ah é melhor eh talvez esterilizar os homens que não sejam sadios e etc e etc Então as ideias né daí des do Francis Gal certo Francis Gal exatamente inglês né Tá mas isso aconteceu no Brasil pelos anos de no início da década das décadas de do início do século X das primeiras décadas das primeiras TR décadas Lia Brasileira de higiene mental foi fundado em 1923 tá e tem alguma coisa em 1918 já em São Paulo na sociedade né exatamente já tinham conferências realizadas pelos por esses médicos conferências que eram realizadas exatamente com esse objetivo né indicar por exemplo a melhor maneira de realizar os os casamentos por assim dizer né exatamente com essa preocupação em um eugenista que seria de misturar da miscegenação eles por exemplo tem um o Dr Juliano eh ele sugere que numa dessas a palestras que ele dá na sociedade dos moços que eh não é conveniente que um por exemplo uma moça nervosa ou um moço nervoso se case com uma moça nervosa ou um moço nervoso né porque isso vai trazer filhos eh nervosos então então Eh quem quem devia casar com quem era orientado já exatamente você sempre com essa quer dizer Branca casar com afro nem pensar né É E a risco de degeneração Claro era macaco El ele considerava os afro macacos do gob num das palestras o conforme o Lopes relata né o Dr Juliano Juliano diz assim Juliano Moreira é esse Juliano Moreira o grande Juliano Moreira é Dr Juliano Moreira e tal é é esse aí exatamente então ele diz assim ó na última parte do seu trabalho Dr Juliano Moreira eh o conferencista se ocupa da profilaxia dos dúbios psíquicos hereditários descreve esterilizar alienados delinquentes esterilizar ali ó veja bem isso aí é lá pelos anos 20 Não é não é depois de Hitler não hein Hitler nem tava no poder nessa época tá Hitler da é de 1930 para cá 32 tá no Brasil Dr Juliano Moreira escrevendo sei por favor Lara lê outra vez Lê tudo então na última parte de seu trabalho o confera se ocupa da profilex dos distúrbios psíquicos hereditários prescreve esterilizar alienados delinquentes degenerados alcoólicos inveterados quer como penalidade quer como profilático quer dizer que eh quando o senador da Mata aí andou propondo no passado aí a esterilização quer dizer a castração dos pedófilos só tava retomando isso aí né quer dizer vê bem esterilização né dos alcoólatras enfim dos degenerados claro que qualquer mestiço para eles era degenerados e coisas assim eh eh esterilização exat para não deixar procriar para não deixar se multiplicar-se aí a insanidade mental que para eles era e biológica e devido à raça e a degeneração da raça quer dizer quando hoje um professor eh diz na sala de aula que o problema psicológico é biológico e é hereditário ele está professando essa tese aí do racismo né é importante que isso fique claro porque parece que tá sendo simplesmente científico não não não está sendo é místico racista porque o racismo não tem nada de ciência o racismo é vem de obscurantismos e crenças primitivas que não tem nenhuma sustentação científica o racismo né exatamente e por isso essas eh pretensas explicações biológicas De distorções vamos dizer assim da personalidade não tem nada de científico porque nada foi constatado até hoje em termos de hereditário biológico e eh é uma posição racista né exatamente eh quer dizer eh psiquiátrica mas por ser da psiquiatria Mentalista Eh aí a anterior a segunda Mundial é racista isso é importante que fique claro ao longo de toda a educação eu não sei ainda eh não sei porque ainda eh com toda essa preocupação com as crianças com os direitos de cidadania das Crianças eh com a infância né com os desdobramentos da infância para a vida adulta como aí eh profissionais do direito e juízes até eh tematizam que é importante tem que cuidar da infância eh para que não se eh desdobre daí o o cidadão com problemas psicológicos e enfim eh com personalidades distorcidas na idade adulta e eu ainda não quer dizer eu não compreendo e acho que já era hora de a preocupação com o bullying e com essas coisas aí também incluir a preocupação com a psiquiatrização porque o bullying é produto da psiquiatrização quer dizer rotulou é é deficiente mental é é hiperativo e disléxico é autista é isso é aquilo quer dizer nada contra certos diagnósticos médicos como Claro a síndrome de Down quando é devidamente diagnosticada e tal essa coisa de ter uma dificuldade de aprendizagem já sair rotulando como é comum acontecer nas escolas e simples profess professora que nem psicóloga é já sai rotulando que é hiperativo que é disléxico que é isso que é aquilo bom isso é uma prática de psiquiatrização isso é atentado a os direitos de cidadania atentado ao estado Republicano isso é atentado nazista atentado racista contra a criança eu não eu não entendo muito ainda por que nessa preocupação toda com a situação da educação esse problema problema da psiquiatrização eh não tem sido mais eh tematizado Se bem que no meio acadêmico sim mas eu digo aí na própria mídia não corre isso né Tá exatamente e e a gente até tu tinhas perguntado antes né sobre a questão da prática psicoterapêutica na realidade também a gente encontra vários pacientes que na vida adulta acabam tendo vários problemas e muito sérios muito pesados em termos psic olgos e a gente vendo na base lá da história de sua complicação via de regra ou é comum não sempre Óbvio mas tem eh a função algumas vezes da psiquiatrização na infância que acaba sendo uma coisa danosa PR constituição infraestrutura de personalidade porque uma vez rotulado a criança fica sem chance e não é só rotulado né é medicado também medicado rotulado aí ele fica sem espaço né de imediação porque eu tratam como um doente e também porque submetido a um coquel aí psiquiátrico é claro ele não vai ter condição de estudar e tal aí dizem que é problema mental quando é efeito iatrogênico quer dizer efeito da própria medicação Há muitos casos aí de crianças cronificada na verdade pacientes fabricados por diagnósticos levianos e coisas assim não é exatamente isso é muito comum né que é esse problema da psiquiatrização e daí da medicalização medicalização exatamente então assim isso né até os nos é forte né tentar resol tentar resolver problema de aprendizagem com medicalização é forte né uma criança eh ser mais esperta mais ativa e tal e e medicar como hiperativa é forte né exatamente e e tu percebe isso assim né Às vezes a criança como tu mesmo falou assim ela é apenas mais esperta né mas como se fala né É criativa mais arteira até como se diz Na linguagem comum aí os professores se incomodam ali com a criança não sabe como se conduzir e tudo mais aí já coloca como sendo problema pra mãe já dizem para ir no psicólogo no Psiquiatra a criança já é levada e facilmente ela é rotulada ou diagnosticada clo criança tem já se sabe né na escola isso tá mudando mas nem tanto na escola A criança teve problema o problema é a criança o professor nunca tá errado a metodologia não não tá errada a escola não está errada no o que se ensina tá tudo correto não é problema de manejo de classe não é falta de perícia do professor não tem nada a ver o houve problema a o o Bod expiatório vamos dizer assim quem o problema é a criança não aprendeu é disléxico é por causa da Criança é sei lá eh ansioso como aquele aquela criança que você falou não O problema é ele que é doente a quer dizer a escola o professor eh a metodologia a educação que se está praticando nunca é o problema o problema é sempre a criança que é ao fim das contas doente mental isso é psiquiatrização né bom é é contra isso que se está indo mas não o suficiente ainda não é né Exatamente é que isso exatamente fica na fica na contramão dos outros direitos todos que estão sendo estabelecidos né po que tavas falando né uma coisa é isso que é a psiquiatrização que continua assim e por outro lado tu identifica que tem toda uma situação até na mídia parece né dos direitos que tem que que ser preservados e tudo mais mas esse aspecto fica à margem né então a gente buscou de ver das raízes para poder localizar como é que isso ficou tão inserido né no meio Educacional até em termos de mentalidade desse modo como tu falaste que o professor até sem se D conta até às vezes né ali vamos dizer assim eh continua exercendo uma psiquiatria racista sem perceber quando diz que é biológico éa né e não eh tá se julgando usando a ciência porque tá falando em biologia quando tá usando toda essa mentalidade psiquiátrica aí que que que teve o seu início ali na no em na na década ali de 1920 30 nesses não essa dúvida O o esclarecimento das raízes socioantropológicas dessas coisas como da psiquiatria da psiquiatrização da Educação de tudo de tudo o esclarecimento das raízes históricas nos leva a percebermos onde estamos né sen não acabamos assim no imediato acabamos tudo como ciência médica mas não sei que quando não tem nada de científico doença mental aí o th tá há 50 anos e não teve ninguém até hoje que aparece só aqui tem uma doença mental ninguém né Uhum não tem como eh mas a pessoa bom pô pera aí é a medicina que tá dizendo Então existe não né existe tanto quanto elefante amarelinho mas o né e o fato de não se estudar a história não se ver as raízes não se trazer a tona essas coisas claro que o nosso povo não vai descobrir isso uhum né então pesquisas históricas como essa sua eh tem Claro uma função eh relevante no interior da academia abrindo linha de pesquisa e tudo mais e no interior da sociedade também esclarecendo o que está acontecendo o que aconteceu e por que não deve continuar acontecendo certas coisas né não devem continuar acontecendo é isso

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