Atendimento em Psicologia Infantil

Para você que é mãe e pai, que ama seus filhos, e quer que eles se desenvolvam com saúde física e emocional, preocupa-se que eles possam ter algum problema sério ou vir a ter, vamos mostrar como o Atendimento em Psicologia Infantil, pode lhe ajudar a descobrir, prevenir e resolver problemas relacionados ao desenvolvimento emocional e da personalidade do seu filho. Preocupações frequentes Preocupações sobre o comportamento e reações emocionais do seu filho, preocupações em agir de maneira correta para não prejudicá-lo. Questionamentos como: “Estamos sendo exigentes demais?” “Ou pouco exigentes?” “Estamos sendo afetivos na quantidade certa?” “Como devemos agir…

0 Comentários

Síndrome do Pânico: saiba como identificar e tratar

Palpitações, sudorese, tremor/tremedeira, falta o ar/sufocamento, tontura, sensação de  desmaio,  sensação de estar fora da realidade são alguns dos sintomas presentes num acesso de pânico. Estes acessos podem ocorrer ao atravessar um túnel ou uma ponte, ao ficar preso em um ambiente fechado, perante uma entrevista profissional, em uma relação amorosa, ao dirigir um carro, ou seja, as situações podem ser diversas, mas o padecimento emocional um acesso de pânico provocado por uma situação ameaçadora, sendo que esta ameaça pode ser real ou não. Como são estes padecimentos? Palpitações, sudorese, tremor/tremedeira, falta o ar/sufocamento, tontura, sensação de  desmaio,  sensação de estar…

0 Comentários

Entenda Melhor o Déficit de Atenção e Hiperatividade

O que é Déficit de Atenção e Hiperatividade Déficit Atenção e Hiperatividade é uma nomenclatura utilizada para referir crianças e adultos com problemas de atenção, superatividade, ansiedade, impulsividade, mau desempenho escolar, etc. Mas assim como os demais problemas emocionais e de comportamento, não se trata de uma doença e sim de uma dificuldade na vida de relações com os outros, com as coisas, com o corpo, com o passado e com o futuro, como esclarece o Dr. Van Den Berg, em seu livro “O Paciente Psiquiátrico”.  Assim as determinantes das dificuldades que estiverem ocorrendo tem que ser encontradas na vida…

0 Comentários

Depressão

A depressão, que parece ser nos dias atuais a doença da moda, é na verdade uma situação emocional complexa de ser diagnosticada e que precisa de verificação cuidadosa: não pode ser rótulo para qualquer sofrimento psicológico. O que caracteriza a depressão não é apenas o choro, que ocorre em várias outras situações emocionais: de ódio, de alegria, de irritação, de ansiedade: o choro, por exemplo, cabe em muitos quadros emocionais ou psicológicos. Não pode ser suficiente para caracterizar depressão. Sintomas Há situações em que a pessoa chora, fica triste, ao canto: temos, muitas vezes, apenas tristeza passiva: própria de situação…

0 Comentários

Crise Existencial

Quem eu sou? Para onde eu vou? O que eu quero?  Caso ou compro uma bicicleta? Nesta entrevista que o Consultório Relações disponibiliza para vocês, buscamos esclarecer como a Crise Existencial ocorre por consequência dos acontecimentos concretos, que afetam a pessoa na realização de seu projeto e desejo de ser futuro, e não se reduzem a questionamentos reflexivos sobre o que fazer da vida. Isso acontece porque o psicológico e/ou emocional, é sempre consequência de acontecimentos reais (antropológicos) e com desdobramentos para a vida de relações do sujeito (sociológicos). Deste modo, é inevitável que acontecimentos como: uma demissão, uma falência,…

0 Comentários

TOC – Transtorno Obsessivo Compulsivo

O TOC é uma complicação bastante severa. Consiste na obsessão/compulsão por iniciativas repetitivas: pular um determinado número ao falar uma sequência, lavar-se várias vezes, conferir a porta várias vezes, benzer-se várias vezes no mesmo momento, etc. A problemática do TOC é compreendido pela Psiquiatria e Psicologia do séc. XXI, como uma complicação psicológica que desdobra da vida de relações, como as demais complicações psicológicas existentes, conhecidas pelos diversos conceitos de Esquizofrenia, Distúrbio Bipolar de Humor, Depressão, Síndrome do Pânico, etc., superando a compreensão de que pudesse ser algum tipo de doença.  Dizer que não é doença, não consiste em dizer…

0 Comentários

Adolescência e Limites

Muitos pais trazem queixas relativas as dificuldades de lidar e de conduzir seus filhos adolescentes. Justo agora que pensavam ter adquirido a habilidade de lidar com as crianças, elas se apresentam na pré-adolescência e adolescência com outras características que deixam os pais perdidos. O que acontece é que assim como a primeira e a segunda infância são períodos cheios de aprendizagens, o mesmo ocorre com a adolescência. Na infância são aprendidas coisas muito complexas como a linguagem verbal e escrita, os hábitos, os comportamentos da família e da sociedade na qual a criança está inserida, os valores, etc. Na adolescência…

0 Comentários

Marcar Consulta